sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Criada bengala com etiqueta eletrônica para ajudar cegos


Cinco alunos e um professor da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, desenvolveram uma bengala com tecnologia capaz de ajudar os deficientes visuais a evitarem os obstáculos comumente encontrados pelo caminho. A "Smart Cane", como está sendo chamada, foi criada por uma equipe do curso de Engenharia.


O professor Kumar Yelamarthi explicou à agência AP que o projeto surgiu de seu interesse em ensinar aos alunos que a engenharia pode ser utilizada de diferentes maneiras. "Nós queríamos fazer algo que pudesse ajudar as pessoas e tornar o campus mais acessível", disse.

A bengala, já testada pelos alunos, recebe um e-tag ou etiqueta eletrônica RFID (Radio Frequency Identification, ou Identificação por Rádio Frequência) -, microcircuito com um minúsculo chip e uma resistência de metal ou carbono que serve de antena.

A etiqueta responde a sinais de rádio de um transmissor, enviando de volta informações de localização e identificação. Este tipo de etiqueta costuma ser usada em lojas e supermercados para evitar que os produto sejam roubados.

O transmissor que permite o funcionamento da Smart Cane é instalado dentro de uma bolsa, usada atravessada sobre um dos ombros. Um auto-falante colocado na bolsa alerta quando um obstáculo é identificado e orienta a melhor dirção a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário